terça-feira, 27 de setembro de 2011

Brasil, "Brasis" que formam um Brasil


Estava refletindo o quanto o nosso país não é "único". Acho que deve ser um dos, se não o que mais há diferença entre suas partes.
É incrivel as diferenças de regiões e estados.
A começar pela cultura, onde a música no Nordeste é tradicionalmente o forró, Minas e Goiás o sertanejo predomina, Distrito Federal forma sempre boas bandas de rock e na Bahia o axé.
Quando se fala da Itália ja nos vem a cabeça as massas, agora no Brasil depende do estado que as comidas tipicas mudam completamente, do tutu mineiro ao acarajé.
Enquanto vemos nos noticiários tempestades na região sudeste, o Nordeste sofre com a seca, e no outro extremo do país chega a nevar em determinadas épocas.
Em São Paulo o transporte se dá pela terra, pelo subsolo e pelo ar, na região Amazonica barcos de madeira são os meios de transporte....
Na etnia, é o mundo visto no Brasil, temos o branco, pardo, oriental e negro.
Brasil poderia ser muitos países distintos! Da pobreza a riqueza, da cor á cultura temos as maiores diversificações!

3 comentários:

  1. Muitos vão criticar, mas eu sou a favor de dividir o país! Pode parecer bem radical, mas por esse motivo mesmo: diferentes culturas, gerando diferentes povos.
    Talvez pela magnitude territorial brasileira, alguns estados não são tão vistos, tendo seu valor reconhecido, como outros.
    Quem sabe dividindo, como o Uruguai que se separou, não teríamos mais desenvolvimento em cada região, onde cada uma seria "gerenciada" e "administrada" por seu verdadeiro povo, não por governantes que nem conhecem as necessidades daquelas pessoas...
    Claro que se fosse feita essa divisão de forma pacífica, sem guerra. Porém é meio utópico!
    Belo texto Júlio!

    ResponderExcluir
  2. Nos EUA também existe este problema, cada canto do país parece ser uma nação diferente.

    Eu ainda acho que o maior problema dessa independencia de cada estado está nos tributos fiscais, cada estado escolhe como vai cobrar seus impostos e os outros estados que se virem...

    ResponderExcluir
  3. Mas isto dos impostos está para acabar, em um futuro nao muito distante serão cobrados de forma igual, assim espera-se!

    ResponderExcluir